8 perguntas a fazer ao fazer pisos de madeira

Última atualização em 15 de agosto de 2022 às 07:15

Sempre pode haver um mercado para pisos de madeira maciça, mas o piso de engenharia está rapidamente se tornando a escolha mais popular dos proprietários. Projetadas com uma camada de madeira maciça na parte superior, essas tábuas também incluem uma camada de compensado sólido que aumenta a durabilidade e a vida útil do seu piso.

Esteja você construindo ou reformando sua casa, você pode ter considerado a instalação de pisos de madeira projetados em alguns cômodos. É importante saber o máximo possível sobre o que esperar antes de dar o próximo passo.

Hoje, compartilhamos oito perguntas importantes sobre como perguntar ao seu encanador sobre esse tipo de piso e como decidir se é adequado para você.

1. Como as madeiras folhosas projetadas são diferentes das madeiras duras sólidas?

À primeira vista, madeiras nobres engenheiradas e madeiras maciças Veja muito parecido. Na verdade, muitos proprietários não percebem a diferença, mesmo depois de comparar extensivamente os dois.

Isso ocorre porque o principal diferenciador está, na verdade, abaixo da superfície. As madeiras maciças são apenas isso – pranchas de madeira maciça geralmente feitas de certos tipos de madeiras duras, como carvalho ou nogueira. As madeiras nobres projetadas contêm uma fina camada de madeira autêntica na parte superior e inferior, mas também incluem camadas extras de compensado no meio.

Dependendo do fabricante, cada tábua de madeira projetada pode ter entre cinco e sete camadas de compensado. Essas camadas são frequentemente cruzadas em direções opostas para melhorar sua estabilidade estrutural.

Fixado com segurança sob a camada superior de madeira dura, esta adição de madeira compensada ajuda a reforçar cada prancha para resistir à flexão, deslocamento ou expansão/contração e fica ótima por muitos anos. Muitas vezes, você pode encontrar madeiras duras em pranchas maiores do que suas contrapartes sólidas, portanto, lembre-se disso se estiver procurando a aparência rústica de prancha larga.

Outra diferença a ter em mente? Você pode comprar madeiras duras sólidas acabadas ou inacabadas, mas as madeiras duras engenheiradas são quase sempre vendidas pré-acabadas. Embora você possa lixá-las e protegê-las uma ou duas vezes durante a vida útil, não será possível concluir esse processo com a mesma frequência com pranchas sólidas.

2. Qual é o processo de instalação?

Existem quatro maneiras diferentes pelas quais seu fornecedor de pisos pode instalar seu piso de engenharia. Esses incluem:

  • colando
  • pregar
  • grampeamento
  • Flutuando

O método escolhido dependerá principalmente da condição do contrapiso. Embora as madeiras maciças sejam frequentemente pregadas no lugar de maneira macho-fêmea, você terá um pouco mais de flexibilidade aqui.

Um aspecto a ter em conta? Em madeiras duras sólidas, muitas vezes você verá costuras apertadas entre as placas. Isso ocorre porque essas pranchas são fresadas sob medida com línguas e lados em lados opostos, projetados para um ajuste confortável.

Ao comparar diferentes opções de pisos de madeira projetada, dê uma olhada nas bordas de cada placa. Alguns incluirão alguns ligeiramente inclinados, o que pode deixar um pouco mais de espaço entre as tábuas. Esses bosques podem adicionar uma aparência atraente ao seu espaço, mas também podem conter partículas, por isso é importante saber que elas estão lá.

3. O que há na camada superior de cada placa?

Se você deseja um piso de madeira de engenharia autêntico, a camada superior de cada placa deve ser feita de madeira real. Essa camada superior também é chamada de “camada de desgaste” e deve realçar a beleza natural das madeiras verdadeiras.

Ao substituir as camadas intermediárias por compensado, você pode economizar algum dinheiro no custo geral do seu projeto de piso. No entanto, se você quiser alguma madeira de lei real em seu projeto, não dê este passo. Caso contrário, você pode olhar para o Luxury Vinyl Tile, que possui apenas uma camada superior. projetado Parece madeira de verdade, mas na verdade é feito de um material de vinil de preço mais baixo.

4. O piso é fabricado nos Estados Unidos?

Os fabricantes de pisos baseados nos Estados Unidos são obrigados a seguir diretrizes rígidas sobre os tipos de produtos químicos e materiais que usam. Isso inclui tomar medidas específicas para garantir que a cola usada para manter as diferentes camadas de madeira unidas seja segura em sua casa.

Embora a maioria dos fornecedores na América do Norte e na Europa evite usar adesivos tóxicos, nunca é uma boa ideia presumir isso. Verifique se o adesivo do seu produto não contém produtos químicos perigosos, como formaldeído. Ao pesquisar esses ingredientes, pergunte sobre o nível de adesão que o adesivo fornecerá.

Adesivos premium não só serão seguros para instalar, mas também criarão um produto mais durável. Itens de baixa qualidade (e preços baixos) podem parecer bons no começo, mas você pode se deparar com problemas como estratificação no futuro. Isso acontece quando as camadas individuais em suas pranchas de madeira projetada lentamente começam a se separar umas das outras, afetando negativamente a integridade de seus pisos.

5. Qual é a espessura da camada de desgaste?

Muitos proprietários assumem que uma camada de desgaste super espessa será automaticamente mais durável. Enquanto isso ser capaz de É verdade que nem sempre é assim. Sim, você pode lixar e polir essas pranchas com mais frequência, mas pode ter outros problemas.

Por exemplo, camadas de desgaste espessas normalmente não se dão bem com a umidade. Semelhante a uma placa de madeira maciça, eles podem responder melhor às mudanças na umidade relativa em sua casa. Isso significa que você pode notar mais expansão e contração de madeiras de engenharia mais finas.

6. Este piso é compatível com a fonte de calor da minha casa?

Antes de investir em um piso de madeira projetada, certifique-se de que ele irá interagir bem com os elementos de aquecimento de sua casa. A questão específica a entender é se você pode instalar as placas em cima dela. calor radiante.

Em comparação com um sistema de ar forçado tradicional, o calor radiante não aquece o ar ao seu redor. Em vez disso, esses sistemas conduzem calor para várias superfícies em sua casa, incluindo paredes, pisos e painéis de teto. Esse calor é então espalhado de sala em sala por meio de ondas eletromagnéticas invisíveis.

Alguns pisos de madeira projetados não são construídos para suportar temperaturas tão altas. Isso dependerá principalmente do tipo de adesivo usado para unir as camadas e do processo de instalação usado. Embora a maioria dos pisos projetados que se fixam ou flutuam em seu contrapiso sejam adequados para calor radiante, aqueles que são grampeados ou colados podem não ser.

Se a sua casa já tiver um sistema de aquecimento radiante, consulte o fornecedor do piso antes de iniciar o processo de instalação.

7. Você fornece uma garantia?

Seu instalador deve estar acostumado a responder a muitas perguntas sobre pisos de madeira. Isso inclui perguntas sobre garantias de produtos e serviços.

Em termos de material, a maioria dos fabricantes cobrirá apenas defeitos conhecidos e visíveis que podem ser encontrados em suas pranchas. Essas garantias do consumidor existem para ajudá-lo a recuperar os custos associados ao piso defeituoso. Embora esta seja uma prática comum para madeiras duras maciças, lembre-se de que alguns fabricantes de madeiras duras engenheiradas podem não ser capazes de garantir seus produtos contra possíveis problemas estruturais ou de superfície.

Antes de iniciar uma instalação, certifique-se sempre de que está claro sobre a garantia do fabricante do seu piso. Em seguida, converse com seu instalador para saber se eles oferecem garantia para o serviço e o que ela cobre.

8. Como devo arejar o piso?

A maioria dos tipos de piso de madeira sólida terá um curto período de amaciamento de cerca de dois a três dias. Desta vez dá o teor de umidade (MC) do piso para se adaptar ao ambiente em sua casa. Durante este tempo, você não deve andar no chão.

Uma vantagem de instalar madeira projetada é que você pode pular esta etapa. No entanto, isso não significa que você pode começar a usá-los assim que os instalar. Em vez disso, você precisa ter certeza ambiente acostumado com eles!

Isso significa verificar os níveis de umidade em sua casa para garantir que eles atendam às especificações do fabricante. A maioria irá recomendar a instalação de seus produtos em uma área onde a umidade relativa esteja entre 35% e 60%.

Seu instalador conhecerá essas recomendações e poderá compartilhá-las com você. Eles podem fazer uma leitura de umidade do piso e do contrapiso e recomendar as próximas etapas, se necessário.

Compre nossa coleção completa de pisos de madeira

Da sua cozinha ao seu quarto, o piso de madeira projetada pode criar uma aparência elegante e atemporal em qualquer cômodo da sua casa. Se você está pronto para mudar a aparência, o ambiente e a função de sua casa, esta é uma escolha sólida que você poderá desfrutar nos próximos anos.

Quando estiver pronto para começar a comprar o piso perfeito, estamos aqui para ajudar. Sinta-se à vontade para navegar on-line por toda a nossa coleção de pisos de madeira projetados que cabem no bolso. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.

Cerca de admin

Confira também

o que é parquet |  Piso laminado

o que é parquet | Piso laminado

Placa de parquet: características de revestimento multicamadas placa do parque – material de revestimento que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *