Erros de instalação de pisos de madeira projetados e sua prevenção

Última atualização em 15 de agosto de 2022 às 07:15

Considerando a instalação de um piso de madeira projetado em sua casa?

O piso de madeira projetada é uma escolha sábia e está superando rapidamente a madeira maciça em popularidade. Não só parece e parece madeira maciça, mas também pode ser relativamente simples de instalar. Com piso de madeira de design personalizado, você não precisa lixar ou terminar suas placas após a instalação.

Isso reduz muito o trabalho árduo e os aborrecimentos associados à instalação de um novo piso de madeira.

No entanto, isso não significa que você não precise ter cuidado durante o processo de instalação. Há muitas coisas que podem dar errado se você não seguir as etapas corretas para instalar um novo piso de madeira.

Felizmente, depois de aprender o que fazer e o que não fazer na instalação de pisos de madeira projetados, você estará pronto para instalar seu lindo piso novo sem complicações.

Continue lendo para saber como evitar os erros mais comuns na instalação de pisos de madeira.

Não lambendo suas pranchas

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao colocar madeira dura é não aclimatar suas pranchas.

Placas de ar condicionado? O que isso significa?

Todos os tipos de piso de madeira absorvem a umidade em algum grau. O piso de madeira projetada é menos propenso a danos causados ​​pela umidade, mas ainda contém áreas porosas.

Como a madeira é porosa, ela absorve e perde umidade dependendo dos níveis de umidade do ar. Quando as condições são úmidas, a madeira absorve a umidade e se expande. Quando as condições são secas e os níveis de umidade caem, a madeira perde umidade e encolhe.

Se suas placas não estiverem acostumadas com os níveis médios de umidade em sua casa, mais estarão. susceptíveis de expandir ou contrair depois de instalá-los. Isso pode causar muitos problemas.

Quando as placas de madeira se expandem, elas podem dobrar e deformar. Quando eles encolhem, isso pode causar lacunas e rachaduras no piso que não parecem boas. Se a água derramada entrar nessas rachaduras, também pode comprometer a integridade do seu piso.

Se você aclimatar suas placas, esses problemas serão menos prováveis ​​de ocorrer após a instalação do piso de madeira projetada.

A boa notícia é que as placas de ar condicionado são fáceis. Tudo o que você precisa fazer é trazê-los para sua casa e deixá-los descansar por pelo menos três dias. Se você puder evitar o atraso, pode deixá-los descansar por uma semana ou mais.

Não está prestando atenção suficiente ao seu contrapiso

Outro erro comum que as pessoas cometem em pisos de madeira projetada é não prestar atenção suficiente aos contrapisos. Isso é especialmente importante se você for colar o piso.

Um piso plano e nivelado garantirá que todas as suas tábuas grudem em qualquer área. Se o contrapiso tiver irregularidades, isso criará lacunas onde as placas se levantarão e a adesão adequada não poderá ocorrer.

Conclusão? Pisos de eco que podem dobrar com o tempo.

Para evitar isso, certifique-se de nivelar o contrapiso o máximo possível. Se houver saliências, você pode querer obter um moedor ou lixadeira. Se houver fundos, você pode preenchê-los com uma mesa autonivelante ou produto de enchimento.

Não medir o nível de umidade em seu contrapiso

Outra etapa importante na preparação para instalações de piso é verificar o nível de umidade em seu contrapiso.

Se o contrapiso estiver muito úmido, parte da umidade será absorvida pelas placas.

Isso pode ser problemático tanto para madeira projetada quanto para pisos de madeira regular. A madeira dura tratada é particularmente vulnerável à absorção contínua de umidade por baixo.

Embora geralmente mais resistente à umidade, a madeira projetada não é muito boa para liberar a umidade de baixo. Isso ocorre porque as pranchas projetadas geralmente têm um revestimento muito resistente à água e geralmente são mais resistentes à água do que a madeira maciça. Isso evita que a água entre nas pranchas por cima, mas também evita a evaporação da umidade das pranchas.

Se você instalar um piso de madeira projetada sobre um contrapiso úmido, isso pode causar empenamento, flambagem, coroamento, rachaduras, corrosão e levantamento de topo.

A razão mais comum pela qual as pessoas (incluindo instaladores profissionais) cometem esse erro é porque correm para colocar o piso sobre um piso recém-derramado. Isso acontece frequentemente com novas construções e reformas completas de residências, onde os empreiteiros não têm muito tempo para se preparar para as instalações do piso.

Para evitar isso, certifique-se de permitir que as suculentas placas derramadas curem completamente.

Quando achar que o piso está totalmente curado, use um medidor de umidade e teste-o para garantir que os níveis de umidade estejam dentro das diretrizes do fabricante para suas placas.

Instalando pisos de madeira projetados na época errada do ano

Outra maneira de enfrentar problemas é instalar pisos de madeira projetados durante períodos extremamente secos ou úmidos ao longo do ano.

O melhor momento para instalar o piso de madeira é quando os níveis de umidade são médios para sua área. Se você instalar seu novo piso de madeira quando as condições estiverem muito secas, é provável que o piso se expanda após a instalação. Se estiverem muito mais úmidos do que o normal, provavelmente encolherão quando as condições voltarem à média.

Usando a cola errada

Se preferir colar as pranchas com adesivo, procure um produto adesivo sem água. Adesivos de uretano e silicone de cura por umidade são duas boas opções a serem consideradas.

Se você usar um adesivo que contenha água, ele pode ser absorvido pelas placas e causar alguns dos problemas relacionados à umidade mencionados acima.

Não pré-colocando suas pranchas

Outro erro comum que os iniciantes cometem ao instalar pisos de madeira projetados é não colocar todas as pranchas de antemão. Isso é chamado de “prateleira”.

Você pode evitar muitos problemas potenciais colocando as placas com antecedência.

Mesmo as pranchas de madeira de lei da mais alta qualidade vêm com pequenas variações de cor. Se você não planejar a colocação do quadro, poderá acabar com vários quadros mais escuros ou mais claros em uma área. Isso fará com que sua configuração pareça desarrumada e pouco profissional.

Para evitar isso, tente distribuir as placas claras e escuras uniformemente pelo espaço.

Outro problema que pode surgir se você não colocar as pranchas é que as linhas das pranchas não são exatamente iguais às paredes.

Embora a maioria dos quartos pareçam quadrados completos, poucos são. Sempre, quando você começar a colocar suas placas, chegará a um ponto em que as longas linhas das bordas da placa não serão paralelas à base da parede.

Se você pendurar suas tábuas, poderá ter uma ideia de quão “fechadas” estão suas paredes e planejar qual parede deseja usar como ponto de partida. Se a sala for relativamente quadrada, você pode ocultar as irregularidades na junta de dilatação.

Não examinar todas as placas

Se você deseja uma instalação de piso de madeira de engenharia impecável, comece com tábuas perfeitas. Portanto, tenha o cuidado de inspecionar cada cartão assim que sair da caixa.

Se parecer danificado, amassado ou defeituoso de alguma forma, você poderá devolvê-lo ao fabricante.

Não confunda suas placas

Lembre-se do que dissemos sobre espaçar tábuas mais claras e mais escuras uniformemente no chão?

Uma das maneiras pelas quais as empresas de serviços profissionais de instalação de pisos conseguem isso é misturando as placas. Eles vão pegar algumas tábuas de cada caixa e distribuí-las para as outras caixas.

Isso ocorre porque as placas são produzidas como “trabalhando”. A maioria das corridas são amplamente uniformes em cores. No entanto, pode haver diferenças de cor entre as execuções.

Se você estiver instalando um grande pedaço de piso de madeira projetado em uma grande área em sua casa, provavelmente precisará de mais de uma caixa. Algumas caixas podem ser de execuções diferentes. A mistura das pranchas torna a arrumação mais rápida e fácil e permite uma distribuição uniforme das pranchas de cores diferentes.

Não Instalar um Compensador

Ao instalar o piso de madeira, é fundamental adicionar juntas de dilatação, deixando um espaço entre as bordas da placa e as paredes. Depois de começar a instalar os rodapés, eles devem ser capazes de fechar e ocultar o espaço de expansão.

As lacunas de expansão são essenciais para permitir que as tábuas do piso se contraiam e expandam à medida que os níveis de umidade do ar mudam. O piso de madeira projetada tem melhor estabilidade multidimensional, o que significa que normalmente encolhe e expande menos do que a madeira maciça.

Mas isso não significa que você deva pular a inclusão de lacunas de expansão.

Pronto para enfrentar sua instalação de piso de madeira projetada?

Instalar você mesmo um piso de madeira projetado é uma ótima maneira de economizar custos. O segredo para uma instalação sem problemas é aprender com os erros dos outros e imitar os profissionais. Sempre aclimate suas tábuas, aperfeiçoe seu contrapiso, teste a umidade, coloque bem suas tábuas e não se esqueça das juntas de dilatação.

Além disso, preste atenção ao tipo de cola que você usa e inspecione todas as suas placas antes de colocá-las.

Pronto para começar sua instalação de piso de madeira projetada?

Se assim for, você veio ao lugar certo. Aqui em pespar.com.com, temos estoque de produtos de piso de qualidade a preços que você pode pagar.

Confira nossa ampla gama de pisos de madeira projetados hoje.

Cerca de admin

Confira também

o que é parquet |  Piso laminado

o que é parquet | Piso laminado

Placa de parquet: características de revestimento multicamadas placa do parque – material de revestimento que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *