Última atualização em 26 de dezembro de 2022, 19:00
Qual é melhor? Madeira sólida ou projetada? Infelizmente não há uma resposta definitiva, então vamos fazer uma abordagem diferente; E se eu te contasse o que sei e você decidisse por si mesmo? Se você quiser uma desconstrução completa de como o piso projetado é feito, dê uma olhada em nosso blog detalhado sobre como identificar quais propriedades podem ajudar a determinar maior durabilidade ou o que é “bom”. O que é piso de madeira projetado?
Vamos falar primeiro sobre a durabilidade. Vemos todos os tipos de garantias em pisos, mas o principal objetivo de um piso de alta durabilidade é que ele não pareça desgastado com uma mudança drástica na aparência ao longo do tempo.
A durabilidade de um piso pode evitar que uma área de alto tráfego de uma sala pareça desgastada. Cadeiras da sala de jantar deixando muitos amassados? Talvez o chão tenha perdido o brilho? Ou parece sempre sujo?
Quase todos esses defeitos podem ser evitados se o seu piso sólido ou de engenharia for durável.
O aspecto mais importante da durabilidade é a dureza. Que tamanho de buraco deixa uma bola de boliche caindo? Felizmente, a queda da bola de boliche/altura vezes π não é a fórmula normalmente usada, mas está próxima!
Teste de Janka – Tipos Sólidos e de Engenharia
Na marcenaria, um teste de dureza Janka é usado para determinar a dureza de uma determinada espécie de madeira. O teste nos diz quanta força é necessária para enterrar uma bola de aço .444 até a metade em um pedaço de madeira. Por que você está jogando bolas de aço no chão? Você pode não saber, mas o Sr. Janka nos deu uma excelente maneira de comparar o desempenho de algumas espécies de árvores em comparação com outras. Pisos de madeira maciça e pisos de engenharia compartilham o mesmo tipo de madeira. No entanto, quando você olha para o piso de engenharia, não pode tirar conclusões sobre a dureza do piso com base apenas em uma espécie de madeira.
Em terreno sólido, a pontuação de Janka é o único barômetro que temos para prever a resistência.

Seção de madeira sólida de 3/4″ – Winchester
Dureza do piso projetado
As coisas estão ficando um pouco confusas agora, mas como regra geral, quanto mais pisos um piso projetado tiver, mais difícil será. Obviamente, o tipo de camada superficial e o conteúdo da placa do núcleo também determinam a rigidez de um piso de engenharia. E a espessura total? E a espessura do revestimento superior? É muito fácil olhar para a seção transversal de uma placa projetada e determinar se é uma peça de qualidade. Veja a foto abaixo:

1/2″ de espessura – 8 camadas projetadas – antigo
Espessura geral e tipos
Isso faz parte do nosso piso Antique Blue Label fabricado pela Somerset. Este é um ótimo piso! Quanto mais qualidade um fabricante adiciona a um produto, maior o custo. Este produto Blue Label tem um núcleo de madeira dura de 8 camadas, um folheado grosso e uma espessura total de ½”. Com um dos tipos mais duros, como Hickory ou Oak, este piso deve ser resistente a arranhões em mais de 90% dos pisos do mercado.
Você dá um chão?
Nesta segunda foto vemos outro piso com ½” de espessura, mas apenas 5 camadas. Por que há uma diferença? Porque esse núcleo pode baixar o preço do produto acabado em 10% ou mais, dando vantagem ao fabricante no varejo. Afinal, quem olha para a borda de uma tábua?

1/2″ de espessura – 5 camadas projetadas – vida rural
Nesta terceira foto vemos uma commodity com piso de 3/8”. Ainda assim, com 5 andares, essa é a receita que muitos fabricantes ofereceriam para o mercado de Construtoras. E, honestamente, é um ótimo valor e também um bom terreno. Embora a construção mais fina não ajude a aliviar pontos baixos em um contrapiso, como pisos de ½”, geralmente é muito mais barato.

Espessura de 3/8″ – 5 camadas projetadas – Rushmore
A próxima foto é um pouco anormal. Este é HDF ou terra de Fibra de Alta Densidade. Ou, como alguns dizem, aquela besteira de papelão. Como discutimos anteriormente, a rigidez de um piso é determinada por seus componentes.
Com os produtos Epic Plus HDF, a Shaw foi capaz de produzir um piso que se compara bem com os pisos de engenharia do mercado intermediário, mas com a vantagem de custos mais baixos e um produto mais ecológico. Afinal, eles usam 50% menos madeira recém-colhida usando fibras de madeira pós-industriais recicladas. É tão bom quanto o nosso Blue Label? Não, mas a Shaw oferece uma ampla gama de capas suaves e desenhadas à mão para produtos Epic Plus HDF a um ótimo preço.

Núcleo HDF de 3/8″ – Parte superior de cascalho
estabilidade
Agora passamos para a grande diferença entre sólido e projetado…. estabilidade! Antigamente, era fácil decidir se usar maciço ou engenheirado, pois os pisos maciços eram instalados sobre contrapisos de madeira com pregador, a presença de uma laje de concreto exigia a colagem do piso engenheirado. De onde? Por que? Por causa da umidade. Podemos controlar a umidade mais facilmente em uma casa com laje ou porão do que em uma casa construída em laje. Não quero ser muito técnico aqui (veja meu blog sobre os efeitos da água na madeira), mas a umidade pode ter efeitos devastadores no piso de madeira. Não água estagnada, apenas 30% de aumento na umidade relativa em sua casa pode transformar um piso de madeira maciça em uma gigantesca tábua de lavar! Veja a foto abaixo.

O folheado de madeira cria uma aparência de tábua de lavar
A corrosão que você vê aqui é devido a um aumento na umidade. Ele vai deitar depois que secar? Talvez. Talvez não. E não pode ser lixado até passar por um ciclo sazonal. Se lixarmos antes de estabilizar, corremos o risco de um copo invertido. Como evitar isso? Certifique-se de que os níveis de umidade em sua casa permaneçam estáveis ou……use um piso de engenharia de qualidade!
Como você já sabe, a diferença entre um piso sólido e um piso de engenharia é que o produto projetado é feito de pisos de madeira, mas você sabia que a orientação deles muda à medida que os pisos são adicionados? Essa estrutura versátil permite que o piso projetado resista a faixas de umidade mais amplas devido ao aumento da estabilidade. Portanto, podemos colar ou flutuar um piso de madeira de engenharia no concreto e não ter problemas de corrosão.

Estrutura de madeira projetada evita defeitos de umidade
Além disso, vemos muitas pranchas grandes no mercado atual. Pisos de até 12 polegadas de largura estão amplamente disponíveis. E você pode apostar que não há pisos de madeira maciça! Talvez um piso de pinho macio não o cubra, mas qualquer outro piso será definitivamente um piso de engenharia, independentemente do contrapiso. É por isso que a maioria dos nossos pisos projetados são pregados em contrapisos de madeira. Ninguém quer um piso coberto!
Como a hora do almoço está se aproximando rapidamente, preciso terminar isso o mais rápido possível e não posso manter esse visual e pular uma refeição. Se você quiser saber mais sobre a construção de pisos de engenharia, incluindo a diferença de revestimentos, leia nosso blog de pisos de engenharia aqui.